sábado, 11 de agosto de 2012

MARCIO ABC LANÇA LIVRO HOJE NA BIENAL EM SAMPA




Romance junta ficção e realidade em
drama comovente durante a Era Collor

PATER, livro do jornalista Márcio ABC, traz relação perturbadora entre pai, coronel do exército, e filho, estudante cara-pintada, para compor uma cruel metáfora sobre a história recente do país



Qual o custo de segredos mantidos durante décadas? PATER (Giz Editorial, 192 páginas, R$ 29,90) talvez não responda objetivamente a essa questão, mas apresenta hipóteses capazes de alterar o rumo de muitas vidas. Estabelecido sobre a delicada relação entre pai e filho, cujas posturas se opõem de modo radical, o livro revisita momentos da ditadura militar até desembocar nos dias decisivos que levaram ao impeachment do presidente Fernando Collor.

A primeira sessão de autógrafos será na Bienal do Livro de São Paulo, neste sábado, dia 11, às 16h30, no estande da Giz Editorial, rua M-79, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Os lançamentos em Bauru e outras cidades serão definidos nos próximos dias. Segundo a editora, a distribuição será feita este mês para livrarias de todo o Brasil, incluindo lojas na internet.

Situado sobretudo na adolescência de Alexandre, o filho, PATER faz um comovente relato de sua formação, introduzindo-o a uma vida tensa e muitas vezes assustadora, porém rica nas experiências pessoais que o tornam uma espécie de adulto antes da hora. Ao enfrentar dúvidas terríveis sobre o passado do pai, ele alimenta o drama da incomunicabilidade gerado pela postura incompreensível do coronel na relação entre os dois.

O romance, entretanto, não se restringe ao casulo onde seus protagonistas se fecham para viver um embate mudo e desconcertante. Em meio às transformações políticas provocadas pelo início do governo civil depois de duas décadas de ditadura militar, desabrocham as dúvidas, as incertezas e, logo, as desconfianças que sobrevêm à esperança depositada no novo regime.

O passado misterioso do pai, o coronel Santiago Neto, expõe de modo efetivo uma ferida constantemente aberta na vida política do país. Mas é seu terrível drama particular, a cuja origem ele só tem acesso no fim do romance, que desencadeia os acontecimentos responsáveis pela criação de uma metáfora a respeito de nossa história sócio-política: sem uma consciência clara sobre os dias que fundaram sua existência, o coronel parece se encontrar inexoravelmente preso a uma eterna crise pessoal que o faz percorrer a encosta de um abismo ameaçador, sempre pronto a tragá-lo junto com o filho.



Trecho

Depois de ter gritado com o pai, Alexandre subiu correndo para o quarto, onde se trancou. A frase dita com destempero martelava sua cabeça como o badalo de um relógio. “Quem sabe não é um castigo!”, “Quem sabe não é um castigo!”, “Quem sabe não é um castigo!”. (...) Agora, sentindo-se culpado, não conseguia mais suportar o peso daquelas cartas anônimas que se acumulavam no fundo de uma gaveta. O menino as tinha na cabeça como um artista que encena o mesmo espetáculo todos os dias. Ele as lia todos os dias. Ele precisava pegá-las todos os dias para se convencer de que elas existiam mesmo! Quando recebeu a terceira delas, no mês anterior, não podia acreditar em seu conteúdo. Seu pai é um assassino, escrevera o “amigo secreto” ao encerrar a denúncia.



Sobre o autor

Márcio ABC nasceu em 1964 em Lagoa Seca, bairro rural do município de Cafelândia (SP). Formou-se jornalista em Bauru, onde mora, no ano de 1986 e a partir daí trabalhou em todos os gêneros da profissão, passando por jornal, rádio, televisão, revista e internet. Também de aulas de jornalismo em duas faculdades.

PATER é seu terceiro romance. Os anteriores são PARABALA (2002) e DESRUMO (2010).



Contatos do autor


Tel: (14) 9651-4126



Arquivos anexados

  • Foto do autor com a cachorra Nina, de sua filha, que está na orelha do livro (Arquivo pessoal)
  • Capa do livro
  • Convite para o primeiro lançamento, que será realizado na Bienal de SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário